9 de julho de 2012

Solar City Tower: projeto arquitetônico para Olimpíadas de 2016



O Solar City Tower, projeto realizado pela empresa suiça de arquitetura e design RAFAA, foi um dos trabalhos concorrentes de uma competição promovida pela agência internacional de concursos arquitetônicos Arquitectum. A obra seria construída na Ilha de Cotunduba, lo bairro carioca do Leme, como ato de comemoração às Olimpíadas de 2016.

A ideia principal foi construir um prédio não apenas icônico que parecesse uma cachoeira,  com um elemento da natureza inteiramente edificado por mãos humanas. O foco na sustentabilidade transmitiria ao mundo uma mensagem de visão do futuro diante da iminente era pós-petróleo. Durante o dia, a usina de energia solar da obra abasteceria a cidade do Rio de Janeiro e a Vila Olímpica enquanto a água do mar seria bombeada na torre. Com o chegar da noite, toda a água armazenada cairia prédio abaixo, produzindo energia elétrica para a cidade e a torre.

Com 105 metros acima do mar, o “edifício-cachoeira” contaria com lojas, cafeteria, plataforma para bungee jumping, anfiteatro, elevador e uma sacada com vista panorâmica do local no topo da torre. A ideia é ousada e inovadora, mas provavelmente não sairá do papel.







0 comentários:

Postar um comentário

Twitter

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops