6 de dezembro de 2011

Ilhas móveis, bilionárias e surreais


         Para onde fugiriam os ricos deste planeta diante da suposição de que impostos sobre elas aumentariam? Para ilhas móveis, é claro. A resposta é de Scott Adams, cartunista estadunidense, criador da série Dilbert. Num artigo de sua autoria publicado blog Life and culture , do The Wall Street Journal, Scott baseia a sua afirmativa no fato de que “o país está sem dinheiro, pobres não o têm, ricos têm, e a classe média descobriu como o voto funciona”. Impossível? Surreal? Adams afirma que “se um bilionário pode escapar da tributação deixando o seu país para trás, ele economizará mais que o suficiente de dinheiro para pagar por sua fortaleza flutuante de maravilhas.
         Porque, porém, não se mudaria a nobreza para países mais “humildes”? Scott vê isto uma escolha irreal, considerando que uma classe abastada não se sujeitaria a encarar guerras, terrorismo, poluição e secas. Sendo assim, a conclusão que ele chega é que o oceano é o lugar mais seguro do mundo. “Mas e os furacões? E os piratas?”, você se pergunta. O fenômeno natural marítimo não é problema quando se usa corretamente a tecnologia de dessalinização. Quanto aos ladrões do alto-mar, se “um bilionário tem dinheiro suficiente para comprar uma embarcação do tamanho de uma ilha, ele provavelmente tem o suficiente para equipá-lo com força-aérea, radar, sonar...”, afirma Scott – ironicamente.
         Mas como nem toda a ironia corresponde à irrealidade, o cartunista também fala de possíveis breves avanços tecnológicos que acompanhariam o das ilhas móveis, como jardins hidropônicos, pesca flutuante e energia gerada pela força das ondas. Só o dinheiro para pagar tudo isso que provavelmente não nascerá em árvore.

Planta real para uma ilha irreal

2 comentários:

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

gostei muito! Pena q está completamente fora da realidade, pelo menos da classe C como eu...hsusahsausah

Passa lá no blog, tem postagem nova!
BeijO*-*
evesimplesassim.blogspot.com

Eliakim Silva - Geoabrangência disse...

Gostei do seu website Andrezza, é bem diversificado, te listei em meu blogger. espero que por aqui possamos discutir assuntos em comum ... bjo

Postar um comentário

Twitter

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops