4 de dezembro de 2011

Como surgiu o trollface?



        Eis que, um dia, um rapaz se arrisca a rabiscar no Paint o que deveria ser um desenho chamado Rape Rodent. Tentativa frustrada. O resultado disso foi um rosto provido de um sorriso atrevido, que mais tarde seria um dos mais conhecidos do mundo virtual.
Trollface, ou Coolface, este meme foi criado por Whinne, membro do Deviantart, uma comunidade de arte online. A caricatura começou a ser popularizada em 2008, no portal virtual 4chan, onde teve a sua primeira aparição. Aquele novo desenho de um rosto com o sorriso largo parecia ser bem sugestivo para os internautas: engraçado, travesso e, por que não, irônico. Características estas que definem bem a boa “trollagem”. “Originalmente, o Trollface foi uma representação exata de como alguns indivíduos, quando se engajando numa comunidade conhecida por ter uma grande presença de trolls, usam o pretexto de “trollar” para se desculparem de um raciocínio pobre.”, disse Whinne a uma entrevista concedida ao Deviantart. Um exemplo disso seria um debate entre dois membros, dos quais um percebe a invalidade de seus argumentos e, como desculpa, diz que estava apenas "trollando" o adversário  por diversão.
As histórias em quadrinhos nas quais o Trollface aparece foram criadas com o objetivo de que as pessoas entendessem e lidassem com tais situações de uma forma mais simples e sem estresse. Um acontecimento que seja irritante, e ao mesmo tempo comum a várias pessoas são abordadas nas historinhas "[...] e pessoas podem rir sobre isto sem ficarem frustradas”, afirmou Whinne. Prova disso são os milhares de quadrinhos que, pensados, criados, editados e publicados, hoje circulam pela internet e são altamente aceitos em blogs e redes sociais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado foi ver uma montagem que fizeram relacionando cada meme com uma pessoa real! Só a expressão de cada um deles já basta para passar a mensagem!!
Saudade Dezza! =**

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Ei! Que bom que foi la no Espelhando nos ler. Seja sempre bem vinda.
Bjins

Ricky Oz disse...

Oi Andrezza!
Legal a história do trollface, totalmente acidental hein, mas bem aproveitada depois...

Sobre seu coment no meu blog, agradeço a visita e espero que apareça mais vezes, você acertou, realmente a família Cesca tem assuntos não resolvidos, para você e todos os que visitam pela primeira vez meu blog, criei um post para situá-los na história, com todos os capítulos. Espero que goste das outras séries também.
Bjuss!

http://rickyoz.blogspot.com/2011/11/onde-tudo-comecou.html

Postar um comentário

Twitter

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops