2 de junho de 2011

Como ter 3 meses a mais por ano

                A idéia parece tentadora para quem precisa de mais algumas horas em seu dia: o sono polifásico propõe que seu praticante durma várias vezes num período de 24 horas, o que pode economizar, em um ano, até três meses de sono. Os cronogramas variam entre 4 cochilos de 30 minutos (chamado Dymayion) e 6 cochilos de 20 (Uberman, o mais praticado) e sua prática saudável pode levar, segundo médicos, até seis meses.
                Segundo André Baudisch1, que já experimentou o sono polifásico, é aconselhável segui-lo quando em situações especiais, “como algum grande projeto, estudos (vestibular), viagens especiais e outros tipos de compromissos que exijam muito tempo”. Engana-se quem pensa que é fácil seguir a este estilo de vida: na fase de adaptação, o cérebro resiste ao curto tempo de sono, já que está acostumado a horas mais longas, além de haver maior cansaço do praticante e, muitas vezes, frustração e arrependimento. Aproximadamente 14 dias depois, o cérebro já se acostumou com o sistema polifásico do sono e começa a proporcionar melhoras na memória e na capacidade de apreensão de informações do indivíduo.
                Outros benefícios do sono polifásico é a maior disposição e mais energia para praticar atividades diversas, maior aproveitamento do dia (obviamente) e maior organização das tarefas. O lado negativo, segundo Baudisch e outros praticantes, é a fase de adaptação, o tédio e a desconexão com o mundo, já que quem é adere aos cochilos em horas variadas do dia acaba criando uma rotina particular, ficando acordado em algumas horas em que a maioria das pessoas estão dormindo.

Nota:
1André Baudisch

3 comentários:

Michael Maia disse...

Huum, estou pensando nos benefícios disso. :)

Luana Darlling. disse...

Gostei muito do blog. Sou nova aqui, e voltarei sempre que puder. Se você puder retribuir a visita, ficarei grata. Beijos.

BLOG DA LAENE disse...

já venho praticando esse tipo de sono mas nem sabia o nome. 15 minutos de cochilo me deixam renovada!
gostei do blog, parabéns!
Ab
Laene

Postar um comentário

Twitter

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops