Se você nunca se imaginou
comprando um Big Mac pensando que o preço que pagou por ele poderia medir a
valorização de qualquer moeda em todo o mundo, acredite: há quem o faça. O Índice Big Mac (ou Big Mac Index) existe há 26 anos e foi criado pela revista inglesa The Economist para determinar o quão
sobre ou subvalorizada está determinada moeda.
Por ser um produto vendido em
todo o mundo - inclusive na Índia, onde as carnes de hambúrguer são feitas à
base de soja –, a variação do preço do Big Mac oscila muito entre os países. Os
dados são obtidos a partir da comparação do custo do hamburguer entre os
Estados Unidos e o de algum outro país. Entenda: se nos Estados Unidos o
produto vale 4 dólares e em algum país europeu 4 euros, há uma equivalência no
seu preço.
No Taiwan, por exemplo, o preço
de um Big Mac corresponde a aproximadamente US$ 2,50, ou seja, há uma
desvalorização de 7% ante o dólar. Já na Colômbia, há uma supervalorização de
108% diante do dólar: colombianos pagam em torno de US$ 4,54 pelo hambúrguer.
No ranking elaborado pela The Economist,
o Brasil situa-se em quarto lugar, sendo US$5,68 o custo do produto.
2 comentários:
Muito interessante! Nunca havia pensado assim.
Bom saber.
Bjoks
Nossa interessante mesmo , big mac tbm é cultura ... haha
adoraria sua visita em meu blog
http://www.soldadochumbo.blogspot.com.br/
blog novela siando do forno
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